• Leandro Panareli

O que é automação e os benefícios de um sistema integrado

Atualizado: 30 de Abr de 2018


A #automação irá controlar os equipamentos da sua casa, como tv, ar condicionado, som ambiente, iluminação, cortinas, irrigação, fechaduras, câmeras, alarme e outros.


O controle é gerenciado por uma central de automação conectada à rede local através de um cabo ethernet e poderá ser controlada por smartphone, painéis de parede, cenas programadas por datas e horários ou por sensores (movimento, gás, luminosidade e temperatura) que acionarão cenas diferentes para cada dado coletado.


Muitas empresas oferecem controle de seus equipamentos por aplicativo, como é o caso da Apple e diversos fabricantes de cafeteiras, cortinas, equipamentos de som e etc. O diferencial de uma automação integrada é que todos os equipamentos se comunicarão, possibilitando a criação de cenários mais elaborados e o controle através de um único aplicativo. Uma central integrada vai muito além de um controle remoto no smartphone. Ela se dispõe a conversar com os sistemas de diversos fabricantes, pode gerenciar todo o imóvel e tomar decisões sem a interação do usuário. Alguns sistemas de entrada podem até parecer convenientes e integrados, mas suas limitações como potências dos módulos, escassez de produtos compatíveis e falta de suporte do fabricante e integradores qualificados podem trazer grandes decepções.


Na hora de decidir por um sistema de automação é muito importante conhecer os limites do sistema e pensar no futuro. Muitos usuários iniciam sua automação com um sistema simples para controlar um home theater e se arrependem quando decidem ampliar a automação para o controle de iluminação e outros cômodos.


Se estiver fazendo uma reforma e pensar em um sistema de automação, contrate um profissional qualificado e faça um projeto para todo o imóvel, mesmo que não tenha intenção de ampliar o sistema. Isso certamente irá valorizar seu imóvel.


Caso queira instalar um sistema de automação e não esteja em um processo de reforma opte por um sistema de módulos sem fio que possibilite ampliação sem quebradeiras.

6 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2018 por Michelle Albuquerque Interiores